A Unidade Educacional de Internação (Unei) “Tia Aurora” de Três Lagoas conta com um novo diretor. João Batista Pinheiro, inspetor na Unei há 22 anos, tomou posse ontem pela manhã durante solenidade realizada na sede da unidade. O ex-diretor, Flávio Oliveira Rosa dos Santos, volta a ser inspetor. Ele permaneceu à frente da direção por um ano e três meses. Segundo Pinheiro, a mudança já vinha sendo programada. “Foi só por uma questão administrativa”, explicou.
Pinheiro disse que a partir de agora as ações serão focadas na Lei Federal 12.594/2012 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O objetivo da nova lei é implementar novas medidas que possam fazer valer os direitos dos menores infratores. Outra prioridade será a qualificação dos adolescentes internados. “Vamos firmar parcerias com instituições educacionais para que elas possam qualificar esses jovens”, disse.
Questionado sobre o novo prédio da Unei, que será construído no bairro Jardim Imperial, Pinheiro disse que a construção está em fase de licitação. “Por algumas vezes, a licitação teve de ser interrompida devido a irregularidades de algumas empresas concorrentes. Agora, porém, o processo será concluído”, disse, sem precisar a data do início das obras.
Atualmente, o prédio da Unei “Tia Aurora” já atingiu a capacidade máxima de internação. Doze menores infratores passam pelo processo de reeducação. O prédio está sem condições de receber novos jovens, já que continua interditado desde 2009.
Para o superintendente de Assistência Socioeducativa, Coronel Hilton Vilassanti Romero, o governo do estado vem mostrando, a cada dia, que está preocupado com os adolescentes infratores. “Sabemos que temos que melhorar, mas posso dizer que os servidores estão com as mãos estendidas a essas crianças”, disse, referindo-se à nova unidade da Unei que será construída no município. Além de Romero, várias autoridades do Estado ligadas à segurança e educação participaram da solenidade.