Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Unidades penais recebem reforço nas áreas de saúde e segurança

A solenidade de entrega simbólica dos materiais a diretores de unidades prisionais foi realizada nesta sexta-feira

Os novos equipamentos trarão uma importante melhoria na qualidade dos atendimentos médicos e odontológicos -
Os novos equipamentos trarão uma importante melhoria na qualidade dos atendimentos médicos e odontológicos -

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) está repassando 135 novos detectores manuais de metal e equipamentos médicos e odontológicos para estabelecimentos penais da Capital e do interior do Estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com contrapartida do Governo do Estado, representando um investimento R$ 181,4 mil.

A solenidade de entrega simbólica dos materiais a diretores de unidades prisionais foi realizada nesta sexta-feira (25) com a presença da promotora da 22ª Promotoria de Justiça, Bianka Karina de Barros; dos superintendentes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, Aloysio Franco de Oliveira (Políticas Penitenciárias) e André Matsushita Gonçalves (Segurança Pública), e do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira.

Os equipamentos de saúde serão destinados ao Estabelecimento Jair Ferreira de Carvalho, ao Instituto Penal de Campo Grande, ao Estabelecimento Penal “Irmã Irma Zorzi” e ao Centro Penal Agroindustrial da Gameleira; no interior receberão os equipamentos unidades de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Dois Irmãos do Buriti, conforme previsto no convênio firmado com o Depen.

Já os detectores de metal serão repassados a unidades de regimes fechado, semiaberto e aberto – definidas pela Diretoria de Operações da Agepen – para auxiliarem nas atividades de revistas realizadas pelos agentes penitenciários. Os detectores possuem alerta vibratório e são capazes de identificar metais ferrosos e não-ferroso.

Os equipamentos são apenas algumas das conquistas da Sejusp e da Agepen junto ao Departamento Penitenciário Nacional, de acordo com o superintendente Aloysio Franco de Oliveira. Segundo ele, mais aquisições virão, como as os já garantidos "carros-celas", que serão utilizados no transporte de presos. “Já estamos com verbas garantidas para construir um anexo no Presídio de Trânsito da Capital, com 186 vagas; também já temos assegurada a construção de um semiaberto para 500 presos em Dourados e mais três cadeias públicas – uma em Campo Grande e as outras em Dourados e Ponta Porã”, informou.

Saúde

Os novos equipamentos trarão uma importante melhoria na qualidade dos atendimentos médicos e odontológicos, conforme o diretor-presidente da Agepen. Oliveira ressaltou que existe uma atenção especial do Sistema Penitenciário para com as questões de saúde. “Temos 20 médicos, 27 dentistas e um grande número de profissionais de enfermagem atendendo em nossos presídios”, destacou. “Temos também na Agepen uma Diretoria de Assistência Penitenciária e uma Divisão de Saúde atuantes, que tornaram possível essa aquisição de novos materiais”, completou.

De acordo com o dirigente da agência penitenciária, também está prevista para o final de abril a conclusão da obra do Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. Oliveira destacou, ainda, que no início deste mês a Agepen recebeu do Depen ambulâncias equipadas, que serão utilizadas no módulo de saúde e nos atendimentos emergenciais de reeducandos.