Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vandalismo prejudica ação de rearborização da cidade

Por mês são repostas cerca de 40 mudas, entre nativas, frutíferas e ornamentais

Em 2012, equipes replantaram mais de 200 árvores em Três Lagoas -
Em 2012, equipes replantaram mais de 200 árvores em Três Lagoas -

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai efetivar replantio de mudas na Lagoa Maior e nos canteiros centrais de Três Lagoas, em função do ataque de pragas, como formigas, e, principalmente, devido a atos de vandalismo, segundo Ana Paula Mendes Lima, diretora de preservação e licenciamento ambiental do órgão.

De acordo com Ana Paula, na Lagoa Maior, mensalmente, são repostas cerca de 10 mudas de árvores, entre nativas e frutíferas. As mudas de Ipê, Jacarandá, Ingá, Amora, entre outras que a equipe planta no local, têm aproximadamente 1,5m de altura. Essas espécies, segundo a diretora, demoram até sete anos para se tornarem adultas. Mas, muitas delas não chegam a esta fase, pois são quebradas ou até mesmo roubadas. “O Ipê é a planta que as pessoas mais carregam”, informou. 


Já nos canteiros das avenidas, as plantas ornamentais são as que mais sofrem ação de vândalos. Nesses locais, a reposição é de 30 mudas por mês, aproximadamente. “O munícipe precisa entender que o dinheiro empregado no replantio de árvores sai do bolso dele (contribuinte). Esse recurso poderia estar sendo utilizado para embelezar outras praças e canteiros”, ressaltou. E continuou: “Em 2012, a equipe do Meio Ambiente replantou mais de 200 árvores na cidade”.


Na avaliação de Ana Paula, Três Lagoas é uma cidade bem arborizada, com destaque para a grande área de vegetação do cerrado próximo ao quartel. Os bairros também contam com praças, além de muitos moradores plantarem árvores em frente de suas residências. A diretora pontuou que nas Vilas Piloto e Alegre o órgão já fez um trabalho educativo nas datas comemorativas, como no Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore. 


Entretanto, a região central é a mais carente de árvores. Segundo Ana Paula, no ano passado o órgão fez uma campanha de conscientização junto aos lojistas sobre a determinação do Código de Postura Municipal, que prevê que a cada 10m de área é obrigatório ter uma árvore. Para incentivar os comerciantes, o departamento até plantou dezenas de mudas, porém, muitos não cuidaram delas, que acabaram morrendo. “O lojista, na maioria das vezes acredita que as árvores escondem as fachadas de seus estabelecimentos. Infelizmente, a mobilização não teve muita aceitação”, disse.


Viveiro
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente dispõe de um amplo viveiro de mudas. Muitas das árvores plantadas na cidade são oriundas de lá. De acordo com Ana Paula, por mês, o instituto doa cerca de 1.500 delas para a população, entre moradores das zonas urbana e rural.