Após mais de 60 dias de espera, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) recebeu no início desta semana (31) os recursos para o conserto do tomógrafo, que teve uma peça danificada no dia 31 de março. O valor gira em torno de R$ 602 mil e será custeado em esforço conjunto das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Campo Grande.
Alegando caráter emergencial para a aquisição da verba, a espera deve continuar por mais 20 dias, prazo estimado para o envio e instalação da peça que está queimado há exatos 61 dias.
Até o conserto do equipamento, as tomografias continuarão sendo realizadas em parceria com o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, com o Hospital Regional e a Santa Casa da capital, além de exames adquiridos na rede privada para suprir a alta demanda dos pacientes oncológicos.
Conforme informado, o HCAA terá de realizar mais 250 tomografias, além do pactuado na contratualização, como forma de contrapartida ao recurso proveniente do poder público e estadual.
Além das tomografias, o Alfredo Abrão realiza mamografias, ultrassons, raios-x, dentre outros exames no setor de imagens, sendo mais de 1.300 exames por mês, número já acima do pactuado com o Sistema Único de Saúde (SUS).