Veículos de Comunicação

CBN Finanças

Desemprego cai, mas nível de endividamento segue alto na capital

Poder de compra das famílias campo-grandenses caiu 4%, reflexo do aumento de empregos sem carteira assinada

Poder de compra das famílias campo-grandenses caiu 4%, reflexo do aumento de empregos sem carteira assinada - Foto: Arquivo CBN CG
Poder de compra das famílias campo-grandenses caiu 4%, reflexo do aumento de empregos sem carteira assinada - Foto: Arquivo CBN CG

Na coluna CBN Finanças desta sexta-feira (14), com Hudson Garcia, foi o percentual de endividamento das famílias em Campo Grande, que aumento pelo segundo mês consecutivo, chegando a 61,9% contra 59,7% em agosto, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).

Os endividados com conta em atraso correspondem a 27,7% dos entrevistados, já os que não terão como pagar as dívidas chegam a 12,6%. No total, 198 mil famílias estão endividadas na capital durante setembro, seja com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, carnês e financiamentos.

Puxando a fila, o cartão de crédito é a principal fonte de endividamento, com 67,2%, seguido pelos carnês com 20,5%. O colunista da CBN e economista explicou que os números ainda são reflexo da perda do poder de compra das famílias campo-grandenses e da taxa de empregos sem carteira assinada dentro de Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, o estado vive uma situação que poucos estão vivendo, chegando quase a um índice de pleno emprego, em torno de 5,2% no segundo trimestre deste ano, no entanto, o poder de compra segue baixo.

“A gente teve um aumento no emprego sem carteira assinada de 25%, mais que o dobro do que o de carteira assinada e essas pessoas que tem emprego sem carteira acabam recebendo menos. Além disso, o próprio poder do salário foi corroído no decorrer dos últimos 12 meses. O poder de compra das pessoas sem carteira assinada caiu 4%”, explicou.

Confira a coluna completa: