Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Direto do México, Paulo Machado apresenta a receita molho de Oaxaca

A receita é um grupo de molhos da gastronomia do estado de Oaxaca

Mole negro de Oaxaca - Paulo Machado
Mole negro de Oaxaca - Paulo Machado

O colunista da rádio CBN Campo Grande, Paulo Machado, está no México para celebrar as festividades do Dia de Muertos. Um dos eventos mais importantes do país. E, na oportunidade, provou uma iguaria feita pela cozinheira Sra. Lolis Romero, o mole negro de Oaxaca.

O mole de Oaxaca é um grupo de molhos da gastronomia do estado de Oaxaca, no México.  O mole é um tipo de molho que combina pimentas e especiarias, engrossado com massa de milho, e é adicionado a vários pratos de carne e vegetais.

Cada região orgulha-se de ter o seu próprio mole, dependendo do local a receita se adapta aos diferentes ingredientes que abundam na região, além de prepará-los de maneira diferente.

O mole negro é servido com carne de frango, peru ou porco. E é a receita mais complexa dos moles, tem 34 ingredientes: 6 tipos de pimentas assadas(chilhuacle negro, mulato, pasilla, ancho, guajillo e chipotle) e suas sementes, alho, banana, gengibre, cebola, tomate, cravo, pimenta do reino preta, amêndoas, nozes, gergelim, amendoim, pão de manteiga torrado, tortilhas de milho, manjerona, folha de abacate, orégano, tomilho, cominho, canela, chocolate, açúcar e sal.  Além de ser frito com banha de porco. 

Confira a coluna na íntegra: