Veículos de Comunicação

Pantanal

Em um dia, onça-pintada, jacarés e sucuri são encontrados em áreas urbanas

Na cidade de Miranda, um jacaré estava andando em pátio de escola; onça acabou morta

Onça-pintada foi encontrada com ferimentos às margens da BR-262, próximo a Miranda. - Foto: Divulgação/PMA
Onça-pintada foi encontrada com ferimentos às margens da BR-262, próximo a Miranda. - Foto: Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental esteve mobilizada para realizar o resgate de quatro animais silvestres que estavam em área urbana, nos municípios de Miranda, Ladário e Corumbá, somente nesta terça-feira (22). Eram jacarés, sucuri-amarela e onça-pintada que foram avistadas. Entre as ocorrências, a onça-pintada acabou morrendo.

Conforme a PMA, o resgate de animais silvestres é até comum em algumas regiões, principalmente em áreas urbanas que ficam no Pantanal, como é o caso dos três municípios que tiveram chamados nas últimas 24 horas.

Em uma casa que fica em Ladário, um jacaré de cerca de um metro estava no quintal e acabou entrando na residência dos moradores. Como estava sem ferimentos após ter sido resgatado pela PMA, ele foi devolvido à natureza.

Outro jacaré foi visto dentro de uma escola, na cidade de Miranda. O diretor da unidade de ensino foi quem viu o animal andando no pátio e pediu auxílio para a PMA. A preocupação é que com os alunos indo para o pátio, o animal poderia ficar mais estressado.

Também em Miranda, moradores viram uma onça-pintada às margens da BR-262, a cerca de 5 km da cidade. Uma viatura da Polícia Militar Ambiental deslocou-se para o local e identificou que o animal apresentava vários ferimentos pelo corpo e, provavelmente, foi atropelado durante a madrugada ou início da manhã.

Como não recebeu socorro logo depois do acidente, o mamífero de 103 kg acabou falecendo na rodovia. A onça-pintado macho foi levada para Campo Grande e servirá para a PMA promover estudos ambientais.

“A PMA orienta as pessoas que não existe crime ao atropelar um animal sem intenção. No caso, o procedimento correto é parar o veículo em local seguro e, com segurança, verificar se o animal está morto. Se não estiver, ligar para a PMA e pedir socorro, porque toda vida tem um sentido e vale a pena. Se ele estiver morto e estiver na pista de rolamento, com segurança, retire-o para o acostamento para evitar que outro usuário da rodovia possa vir a se acidentar e, às vezes, até matar a si e sua família, em novo possível acidente”, divulgou a corporação, em nota.

Enquanto isso, uma sucuri-amarela, de 2 metros, foi encontrada dentro do Centro de Convenções do Pantanal, prédio ocupado pela Prefeitura de Corumbá e que fica às margens do rio Paraguai. Um funcionário localizou o animal no salão e a PMA o retirou, retornando para área silvestre.

Só em 2021, 2.841 animais silvestres foram resgatados em áreas urbanas de Mato Grosso do Sul. Isso representa em torno de 7 animais por dia que são encontrados por moradores de cidades sul-matogrossenses. Para quem vive tão perto da natureza, como acontece em várias cidades do Estado, esse convívio em harmonia faz parte do ecossistema.