Na coluna Boa Forma desta segunda-feira (6), Dinei Carlos fala sobre o efeito no álcool no corpo. Nos primeiros momentos o álcool é visto como droga pelo nosso corpo e tenta eliminá-lo. A absorção se dá 20% no estômago e quem pensa que esse órgão é apenas para fazer a produção de enzimas digestivas e a hidrólise de alimentos está enganado.
No estômago, a absorção dura de 3 a 5 minutos, e o pico de ação é variável e vai depender se é homem ou mulher, o peso da pessoa, entre outros fatores. Geralmente, o processo termina em 30 a 60 minutos, e a eliminação é de sete a 11 horas.
Em pequenas quantidades o álcool não traz tantos danos, mas em grande quantidade o álcool age nos hepatócitos, inibindo a produção de enzimas e o acetaldeído fica circulando no corpo, causando processos inflamatórios. O acetaldeído é muito tóxico.
No coração, o álcool libera adrenalina e isso acelera a atividade de sangue no coração, aumentando a frequência cardíaca e os batimentos. No fígado, ele age no hepatócito e inibe a produção de enzimas.
Confira a coluna na íntegra: