Mato Grosso do Sul e outros 20 estados brasileiros iniciam nesta quarta-feira (15), os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja referente ao ano de 2022. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), produtores do estado ficam proibidos de cultivar o grão no período de 90 dias, sob risco de penalidades.
A medida visa controlar a ferrugem asiática na soja, considerada uma das mais severas que pode atingir a cultura, independente do estádio fenológico do grão. No estado, o vazio sanitário da soja permanece de 15 de junho a 15 de setembro.
Para respeitar o vazio sanitário, após a colheita da soja o produtor precisa destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos. A soja é um dos principais produtos da exportação brasileira.
O MAPA estabeleceu o período do vazio sanitário para 20 estados e o Distrito Federal. Além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu um período de restrição ao cultivo da planta. No país vizinho a medida é chamada de "pausa fitossanitária".
O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, através do site do (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.Foto: Reprodução Portal MS