Veículos de Comunicação

CBN Agro

Método de inseminação artificial otimiza reprodução de bovinos

Veterinário fala sobre técnica IATF, benefícios e como reduzir com qualidade, o tempo entre uma gestação e outra

Técnica permite realizar inseminação pré-determinada, sem necessidade de detecção de cio - Foto: Reprodução/Blog Premix
Técnica permite realizar inseminação pré-determinada, sem necessidade de detecção de cio - Foto: Reprodução/Blog Premix

Diminuir o intervalo de tempo na reprodução de bovinos com qualidade é um dos objetivos da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A técnica, que iniciou nos Estados Unidos, na década de 90, passou por evoluções ao longo dos anos, melhorando a sincronização de ovulação das fêmeas, com o auxílio de medicamentos específicos.

No programa CBN Agro deste sábado (5), o médico veterinário da GlobalGen, Eduardo Rossignolo, explicou o processo, onde naturalmente, no período pós parto, as fêmeas não tem liberação adequada de hormônios envolvidos na reprodução, e isso acaba tornando o processo mais demorado. A partir daí, entra a IATF. Segundo o especialista, o intervalo deste período, depende de cada raça, mas tende a cair de 150 para 30 dias.   

“Nisso, a gente tem um intervalo que pode ser muito variável em relação à nutrição e sanidade animal, uma entrada precoce que quase nunca acontece, então a técnica vem para fazer este auxílio. A gente consegue trabalhar as fêmeas assim que elas parem no intervalo de 30 dias, ou seja, uma redução muito grande”, explicou.  

Eduardo também falou sobre o convênio de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) que deve facilitar a difusão entre produtores sul-mato-grossenses e a biotecnologia reprodutiva. A parceria tende a auxiliar o Centro de Demonstração Zootécnica de Bovinos de Corte, inciativa do governo estadual. Núcleo de Conservação de Bovinos Pantaneiros (NUBOPAN).

Em relação ao método, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), mostra que  houve crescimento de 24,5 do mercado de IATF, de 2020 para 2021. Em 2020, foram comercializados 21.255.375 protocolos, contra 16.382.488 em 2019. Os dados são indicativos de que 89,8% das inseminações no Brasil em 2020, onde foram realizadas por IATF, demonstrando a consolidação dessa tecnologia no mercado de inseminação artificial.

Sobre a GlobalGen, a empresa efetua as vendas diretas ao produtor e oferece vantagens e benefícios em relação aos protocolos de reprodução. No portal https://globalgen.vet/, você confere a lista de produtos e serviços disponíveis. Confira: