Nas ultimas 24h foram confirmados 3 novos casos de monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. Agora, Mato Grosso do Sul soma 47 casos confirmados e outros 71 suspeitos. Segundo Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (7) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), os três novos pacientes são homens de Campo Grande e têm 29, 33 e 34 anos, no total 25 pessoas estão em isolamento domiciliar porque estão com a doença ativa.
Campo Grande lidera com 35 casos confirmados, sendo 20 deles ainda ativos, depois vem a cidade de Dourados com cinco, Aquidauana com dois casos e Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Ponta Porã e Três Lagoas, com um caso confirmado. Os pacientes que testaram positivo apresentaram febre e feridas na pele/ 92% dos casos são homens e 8% mulheres.
O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África. Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária inter humana em vários países, inclusive no Brasil.