
O Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana (CCIMU) foi inaugurado nesta segunda-feira (22), em Campo Grande. A Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) amplia a capacidade de monitoramento e de resposta às ocorrências viárias na Capital.
A nova central substitui o Centro de Controle Integrado (CCI) e passa a operar em espaço mais amplo, com tecnologia de ponta e integração entre diferentes sistemas que impactam diretamente o ir e vir da população. A cerimônia também marcou a entrega de um novo caminhão destinado à manutenção da sinalização semafórica, reforçando as ações operacionais da Agetran.
O CCIMU foi estruturado para agilizar o atendimento às demandas relacionadas ao trânsito e ao transporte coletivo, além de reforçar o monitoramento de caçambas e do cercamento eletrônico, tecnologia que possibilita a identificação de veículos roubados ou furtados e o acionamento imediato das forças de segurança. A central também permite o acompanhamento em tempo real das sete regiões urbanas de Campo Grande, auxiliando na identificação de situações de risco e no suporte às ações de segurança pública, o que expande a proteção de motoristas, ciclistas e pedestres.
O avanço tecnológico é significativo: o parque de monitoramento saltou de 20 para 85 câmeras, com a instalação de 65 novos equipamentos em locais estratégicos da cidade. A maioria é composta por câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), instaladas principalmente em semáforos. O sistema também conta com câmeras Speed Dome, de longo alcance, que serão utilizadas nas entradas da Capital e em vias de grande fluxo, como Afonso Pena, Zahran, Duque de Caxias, Ceará, Mato Grosso, Júlio de Castilho e Via Park, entre outras.
Durante a inauguração, a prefeita Adriane Lopes ressaltou o novo centro de monitoramento para o desenvolvimento da cidade e para o planejamento da mobilidade urbana.
“Hoje nós estamos entregando para Campo Grande o maior centro de comando e controle integrado de mobilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. É o maior e o melhor, porque nós pensamos no futuro da nossa cidade”, afirmou a Prefeita.
A prefeita ainda destacou que o investimento em tecnologia contribui diretamente para a segurança, a fluidez do trânsito e a otimização do tempo da população.
“As grandes cidades vão avançando e vão dificultando cada dia mais a mobilidade, o nosso ir e vir. Hoje aqui nós estamos ampliando as câmeras de monitoramento na cidade, ampliando o controle dos semáforos, do transporte coletivo e das caçambas, trabalhando a mobilidade na integralidade”, disse Adriane Lopes.
Controle de semáforos e ônibus
Cerca de 200 conjuntos semafóricos estão sendo agora monitorados diretamente pela central. Sempre que um semáforo apresentar falha ou desligamento, um alerta é emitido automaticamente, e permite correções remotas ou o acionamento imediato das equipes de manutenção.
O CCIMU também integra o monitoramento do transporte coletivo em tempo real, possibilitando o acompanhamento da localização dos ônibus, a identificação de atrasos e uma resposta mais rápida às demandas da população.
O sistema ainda permite o controle de caçambas e o acompanhamento de situações críticas, como alagamentos e acidentes.
O gerente de execução operacional da Agetran, Ideu Vilela Rodrigues, destacou os benefícios da nova estrutura.
“Com essa nova estrutura do Centro Integrado, a Agetran tem mais agilidade no atendimento das ocorrências. As equipes fazem o monitoramento das câmeras nas sete regiões da cidade e repassam as informações para as viaturas operacionais de rua”.
A modernização do CCIMU ocorre como contrapartida do consórcio vencedor da licitação para instalação de radares eletrônicos, cujo contrato é de aproximadamente R$ 47 milhões, sem custo direto adicional para a Agetran. A estrutura opera com cinco servidores e está integrada a sistemas municipais já existentes, como a rede de fibra óptica.
Durante a cerimônia, a Prefeitura também entregou um novo caminhão adaptado para manutenção de semáforos, equipado com plataforma elevatória e cabine estendida para transporte de servidores. O investimento foi de R$ 450 mil, com recursos provenientes de multas de trânsito, revertidos diretamente em melhorias para a mobilidade urbana.
A central também fortalece a atuação conjunta com órgãos como a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil e outras secretarias, e alonga a capacidade de resposta em situações que afetam a mobilidade e a segurança viária.
*Com informações da Prefeitura de Campo Grande