
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira (28), a Operação Manifesto, que tem como objetivo desarticular um grupo especializado no contrabando e no descaminho de produtos de origem paraguaia, além de armas de fogo.
Ao todo, a Justiça Federal de Dourados determinou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão – oito em Mato Grosso do Sul e um em São Paulo – além do bloqueio de bens de nove investigados, cada um no valor de R$ 622 mil.
Como começou
As investigações começaram em julho de 2023, após a apreensão de mercadorias irregulares em um caminhão tombado na BR-267, em Nova Alvorada do Sul (MS). O caso revelou um esquema estruturado de entrada ilegal de eletrônicos, medicamentos, óculos e armas de fogo em território brasileiro.
De acordo com a apuração, as cargas eram comercializadas no Paraguai e seguiam para Campo Grande e municípios vizinhos. Em seguida, transportadoras de confiança disfarçavam os produtos contrabandeados entre mercadorias regulares, com destino principalmente ao estado de São Paulo.
Participam da operação seis auditores e cinco analistas da Receita Federal, além de 36 policiais federais.