Veículos de Comunicação

FALTA DE LEITOS

Prefeitura de Corumbá confirma 6 mortes por SRAG e intensifica vacinação

vacinação contra gripe e Covid-19 em Corumbá
Vacinação contra gripe e Covid-19 ocorre em Corumbá durante o feriado prolongado. Foto: Ascom Prefeitura de Corumbá.

A cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, enfrenta um cenário preocupante após registrar seis mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em apenas cinco dias.

Ao todo, três crianças, um homem de 56 anos e dois idosos perderam a vida devido à doença, conforme confirmou a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados ainda não foram inseridos no boletim estadual, que monitora a situação que preocupa todo o estado.

Hospital segue lotado com pacientes respiratórios

Embora tenha ocorrido redução na fila de espera por internações, os leitos hospitalares destinados ao tratamento de SRAG permanecem completamente ocupados. Na última atualização, feita nesta quarta-feira (30), 19 pessoas estavam internadas em decorrência de complicações respiratórias. Entre elas, seis são crianças — três com menos de um ano e três entre 1 e 9 anos. Os demais pacientes são adultos com mais de 40 anos.

Campanha de vacinação começou no dia 1º de maio

Diante da situação, a Prefeitura de Corumbá inicia uma nova etapa da campanha de vacinação na quinta-feira (1º). A ação segue até o dia 4 de maio, no Poliesportivo da Rua Porto Carrero, nº 1000, das 8h às 12h. Serão aplicadas doses contra a gripe (Influenza) e também contra a Covid-19, visando conter a propagação das doenças.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 42,6 mil pessoas até o fim da campanha.

A vacina contra a gripe protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Os públicos-alvo seguem as diretrizes do Ministério da Saúde, incluindo:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes e puérperas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Povos indígenas e quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Trabalhadores da saúde, educação, transporte e segurança
  • Pessoas com deficiência ou comorbidades
  • População privada de liberdade

Covid-19 também será incluída na mobilização

A vacinação contra a Covid-19 também será realizada durante a campanha, embora o público exato ainda não tenha sido informado pela prefeitura. Mesmo com a campanha em curso, a recomendação das autoridades sanitárias é que a população mantenha os cuidados básicos, como o uso de máscara em locais fechados e a evitação de aglomerações.