Veículos de Comunicação

Polícia

Receita e PF bloqueiam 27 toneladas de insumo para produção de cocaína na fronteira

Carga estava em Corumbá e tinha previsão de ser levada para a Bolívia

Carregamento apreendido - Divulgação
Carregamento apreendido - Divulgação

Operação envolvendo a Receita Federal e a Polícia Federal identificou e apreendeu um carregamento de 27 toneladas de óxido de manganês sem documentação regular. Esse insumo estava previsto para ser levado para a Bolívia. Ele é utilizado na produção de cocaína.

O óxido de manganês ainda tem diferentes usos na indústria. Um deles é para autar na produção de vidro, permitindo que o produto não tenha coloração verde. Também pode ser usado na fabricação de compostos de manganês e com destinação na produção de permanganatos, usados como medicamento para limpeza de feridas e úlceras.

O óxido de manganês tem outra destinação que é no processo de refino da cocaína e como o carregamento de 27 toneladas tinha como destino a Bolívia, um dos maiores produtores da droga no mundo, houve suspeita das autoridades. O país vizinho não tem indústria específica na produção de vidros, nem de permanganatos.

A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (31), e foi divulgada pelas autoridades na tarde desta terça-feira (1º). A identificação da carga foi no posto de fiscalização, onde há unidade da Receita Federal.

“O óxido de manganês precisa da anuência da Polícia Federal para ser comercializado com a Bolívia, um dos principais países produtores de cocaína no mundo. Dessa forma, após atuação conjunta das inteligências da Receita Federal e da Polícia Federal, verificou-se que a mercadoria em questão não possuía qualquer documentação idônea que permitisse seu comércio exterior com o país vizinho”, informou a Receita, em nota.