A Polícia Civil, por meio de equipe da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos (DERF), prendeu na manhã desta sexta-feira (02), em Campo Grande, uma associação criminosa que aplicava golpes em idosos.
A ação aconteceu em apoio à 2ª Delegacia de Dourados já que, além da tentativa de aplicar o golpe em um morador da capital, os autores tinham feito pelo menos três vítimas no município a 225km de Campo Grande.
Na manhã de hoje, policiais civis lotados na 2ª DP/Dourados informaram aos investigadores da DERF, que integrantes da associação criminosa estariam na capital, foi aí então que a DERF iniciou buscas pela cidade, abordando três indivíduos no momento em que eles tentavam aplicar novo golpe contra uma idosa, que havia estacionado o veículo em um supermercado na Rua Brilhante.
Os criminosos identificados apenas como R.C.A., F.A.P. e W.C.H., são de Guarulhos (SP) e foram capturados pela Polícia e encaminhados à Dourados para a formalização da prisão em flagrante. Junto deles foram apreendidos diversos materiais e evidências dos crimes praticados.
O golpe
Segundo informações da Polícia Civil, no último dia 31 de agosto os autores foram a alguns supermercados de Dourados para escolherem as vítimas, todas idosos. O golpe funcionava da seguinte forma:
Após a escolha da vítima, os criminosos colocavam óleo nas velas dos motores dos veículos dos idosos e depois um dos integrantes da associação abordava a futura vítima alertando que viu fumaça saindo do veículo, sugerindo a solicitação de um suposto mecânico.
O profissional na verdade fazia parte do bando e, após o conserto, cobrava cerca de R$ 30, cobrado em máquina de cartão. O prejuízo começa aí, só depois as vítimas percebiam que os autores haviam debitado aproximado R$ 4 mil de suas contas bancárias.