Coordenadores de cursos, projetos e programas de extensão da UFMS já podem solicitar recursos para custeio de iniciativas e bolsas voltadas a estudantes. As inscrições no Programa de Apoio e Fomento às Ações de Extensão (Paext) devem ser feitas até 8 de agosto pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
O processo também definirá as bolsas de extensão da UFMS, que terão inscrições abertas aos alunos em 22 de agosto.
Quem pode participar
Podem ser inscritos cursos, projetos e programas de extensão aprovados ou em análise em editais de 2025 e dos últimos quatro anos. As propostas precisam estar ligadas a, pelo menos, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.
Os recursos poderão ser usados para materiais de consumo, serviços de terceiros, passagens, diárias e bolsas para estudantes. O resultado preliminar está previsto para 18 de agosto e o final para o dia 21.
Bolsas de extensão da UFMS
Após a aprovação das propostas, os estudantes poderão se inscrever nas bolsas de extensão da UFMS entre 22 e 29 de agosto, também pelo Sigproj. Para participar, é necessário estar matriculado em curso de graduação, ter disponibilidade de 20 horas semanais e não receber outras bolsas.
Resultado anterior e importância da extensão
No último ano, 247 ações foram contempladas, com mais de 670 bolsas concedidas em todos os câmpus. Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, a extensão é fundamental para a formação acadêmica.
“Participar de ações de extensão fortalece a vivência universitária e contribui diretamente para a transformação social das comunidades atendidas”, afirmou.
*Com informações da UFMS