Veículos de Comunicação

Saúde

Vacinação contra influenza e sarampo vai até sexta-feira

Ao todo, 72 unidades oferecem a imunização, das 7h30 às 11h, e das 13h às 16h45

Vacinação contra influenza e sarampo vai até sexta-feira - Foto: Divulgação Agência Brasil
Vacinação contra influenza e sarampo vai até sexta-feira - Foto: Divulgação Agência Brasil

A segunda fase da campanha de vacinação contra Influenza e sarampo está em andamento e vai até o dia 3 de junho. Além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização é voltada para crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas, indígenas, professores e pessoas com comorbidades.  

Neste ano, a vacina contra Influenza já está atualizada contra as cepas que circularam no último ano, protegendo quase que totalmente contra H3N2, H1N1 e Influenza B. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações.  

A Dra. Maria das Graças de Melo Teixeira Spengler, imunologista da Unimed Campo Grande, destaca que "cada pessoa vai receber a sua imunização, e essa imunização é própria e evita que essas pessoas sejam contaminadas pelas doenças, o organismo vai produzir anticorpos a partir desta vacina".

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que até o momento a campanha de vacinação contra a Influenza está em 37,5% em relação a população apta a se vacinar, cuja a meta é 90%. Já a do Sarampo, a cobertura vacinal das crianças está em 29% onde a meta é de 95%.

Já na capital sul-mato-grossense, mais de 71 mil pessoas do grupo prioritário já foram vacinadas contra Influenza e 8.164 crianças de 06 meses a menores de 5 anos vacinadas contra o sarampo, segundo o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Para se imunizar basta procurar qualquer uma das 72 unidades de saúde da cidade, as salas de vacinas ficam abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.