RÁDIOS
Campo Grande, 18 de junho

Tempo seco é sinônimo de doenças respiratórias, alerta médico

Previsão de outono eleva atenção para problemas de saúde característicos da estação

Por Karina Anunciato
21/03/2024 • 10h00
Compartilhar

Com prognóstico de período de estiagem prolongada, no outono, pessoas com maior sensibilidade respiratória podem acionar o alerta para as doenças da estação.

De acordo com o otorrinolaringologista, Bruno Nakao, nesta época do ano há um aumento de 30% no número de atendimentos de pessoas com queixas respiratórias.

“Tempo seco é sinônimo de doenças respiratórias. Então, é um período de aumento de inflamações das famosas ‘ites’ como: rinite, eventualmente, as sinusites, faringites e nos casos mais graves bronquites, ou asma e tudo isso provocado muitas vezes por causa de um ressecamento”.

Segundo o médico, a queda na temperatura - com início e final de dia mais frios - ajuda a enrijecer o movimento natural dos cílios respiratórios, isso contribui para o acúmulo de secreção. 

Para minimizar os efeitos negativos, Nakao reforçou a necessidade de realizar a lavagem nasal e esclareceu quando o paciente deve procurar o atendimento médico. Acompanhe a entrevista completa.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande