Veículos de Comunicação

Emcontro

3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania acontece em Dourados

Conferência reúne representantes de 12 cidades da região Sul do MS em Dourados. (Divulgação)
Conferência reúne representantes de 12 cidades da região Sul do MS em Dourados. (Divulgação)

Dourados sedia a 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania, que acontece nesta quinta (7) e sexta (8), no auditório do Bloco 10 da Unigran e contará com a participação de instituições regionais, estaduais e federais, coletivos sociais e lideranças comunitárias dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina. No total, 12 cidades terão representantes no encontro.

Com o tema central “Direitos Humanos e Cidadania: Construção Coletiva para a Justiça Social, Democracia e Dignidade”, a Conferência constitui-se importante espaço de escuta, construção e articulação de políticas públicas, reunindo representantes da sociedade civil, governos municipais, conselhos, coletivos étnico-raciais, universidades e órgãos do sistema de justiça.

“Estamos empenhados em garantir representatividade, diversidade e escuta verdadeira”, afirma o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Calado.

Programação

A Conferência começa às 7 horas desta quinta (7) e contará com Palestra Magna do professor e pesquisador César Augusto da Silva Silva, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com forte atuação em Dourados, e da vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Neyla Ferreira Mendes, com vasta experiência na área.

Além das palestras, a programação contará também com apresentações culturais de crianças, além de discussões em eixos temáticos, eleição de delegados e deliberação de propostas para a Conferência Estadual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online https://forms.gle/2uqaGSFUDJkRFiDD7 .

As Conferências de Direitos Humanos estão de volta em todo o estado depois de dez anos sem acontecer.