Paulo Afonso Lange, de 66 anos, acusado de matar o produtor rural Volnei Kommers Beutinger, de 52 anos, no distrito de Itahum, em Dourados, se apresentou à Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (11), acompanhado de um advogado, onde confessou o crime e alegou legítima defesa.
Durante coletiva de imprensa o delegado do Setor de Investigações Gerais (SIG), Lucas Albe Veppo, relatou que o acusado alegou legítima defesa do filho, Tiago, que havia entrado em vias de fato com a vítima.
Segundo as informações, as desavenças entre os vizinhos já aconteciam há anos, quando na manhã de ontem (10) o gado da vítima invadiu a propriedade de Paulo, que disse que levaria os animais para o frigorifico. O fato gerou discussão entre Volnei e o filho de Paulo, que entraram em vias de fato. Segundo o autor, Volnei teria sacado uma faca da cintura e, para proteger o filho, ele sacou um revólver calibre 38 e atirou contra Volnei, o acertando no peito.
Paulo ainda relatou que não conseguiu acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e não poderia levar a vítima ao hospital, por isso colocou Volnei no carro e o levou de volta à sua propriedade, para que um funcionário dele o socorresse, fugindo em seguida.
O autor ainda relatou que Volnei já teria o ameaçado com uma faca em outras ocasiões. A polícia apura a veracidade dos fatos. Outras três testemunhas já foram ouvidas e o caso segue em investigação.