A manhã desta segunda-feira (08), marcou a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, após mais de quatro anos de paralisação para ampliação da pista e reparos estruturais complexos. O Airbus A319 da Latam pousou às 8h40, trazendo mais de 100 passageiros vindos de Guarulhos (SP), entre eles uma comitiva composta pelo prefeito, vereadores e empresários locais.
A cerimônia contou com a apresentação da banda do Exército, dando um tom solene ao momento. A gerente de aeroportos da Latam, Elisa Pereira, destacou a importância estratégica da operação para Dourados. Em suas palavras, ela ressaltou que operar na cidade significa “aproximar Dourados dos grandes centros, impulsionando o turismo e o desenvolvimento regional”.
Entre os passageiros conversamos com a senhora Josefa Lopes, vinda de Alagoas para morar em Dourados. Ela destaca que já vinha a cidade para passear, mas sofria com a deslocação. “Eu saia de Alagoas de avião até São Paulo, mas de lá precisava ir para Dourados de ônibus. Agora que eu vou morar aqui posso ficar tranquila em poder passear sem esse transtorno. Posso ir visitar os parentes que ficaram lá com mais rapidez e conforto”, ressalta.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado para voos desde maio de 2021, quando começaram as obras conduzidas pelo 9º BEC do Exército. Prevista para novembro daquele ano, a entrega foi sucessivamente adiada por problemas na drenagem, chuvas e outras falhas, chegando a ser concluída apenas em julho de 2024. Mesmo após a conclusão, irregularidades e exigências técnicas atrasaram a homologação, o que motivou investigação do MPF. Em dezembro de 2024, inspeção da Força Aérea apontou que a cabeceira 06 estava apta para operações, mas a 24 foi reprovada por falha no sistema PAPI, exigindo a troca de um refletor e nova avaliação, o que adiou ainda mais a retomada dos voos comerciais.