Veículos de Comunicação

Agora vai!

Aeroporto de Dourados retoma voos comerciais na segunda-feira

Aeroporto de Dourados retoma voos comerciais nesta segunda, dia 8 de setembro (Foto: Kátia Kuratone)
Aeroporto de Dourados retoma voos comerciais nesta segunda, dia 8 de setembro (Foto: Kátia Kuratone)

Depois de 4 anos fechado e uma longa espera da população douradense e da região da Grande Dourados, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira retoma as atividades comerciais na segunda-feira, dia 8 de setembro. A Latam aterrissa o Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, às 8h40 da manhã em Dourados.

Segundo a Prefeitura, Dourados conseguiu atender todas as exigências e normas técnicas para a operação comercial e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou nesta semana, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto de Dourados, finalizando o processo para a retomada das atividades comerciais.

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado para voos comerciais desde maio de 2021. No ano passado, o aeroporto voltou a operar, mas exclusivamente com aviação geral, táxi aéreo e voos comerciais não regulares por aeronaves particulares.

A Latam foi a primeira companhia aérea que voltou a comercializar passagens aéreas e inicialmente, a empresa disponibilizará voos de Dourados para o aeroporto de Guarulhos (SP), três vezes na semana.

Investimento de milhões

O campo da aviação do Aeroporto Regional de Dourados, que passou por obras de infraestrutura com investimentos de R$ 97 milhões, foi entregue em março pelo Governo de Mato Grosso do Sul e pelo Governo Federal. O governador Eduardo Riedel e o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) participaram da solenidade oficial em Dourados.

“É uma entrega extremamente relevante, da pista do aeroporto de Dourados, e será aberta licitação para a construção do novo receptivo. E o aeroporto, assim que foi liberado, já começou a operar, porque a pista e o receptivo antigo estão prontos”, afirmou Riedel, no dia da entrega.

O Aeroporto teve o espaço foi modernizado, além de ter a pista de pouso e decolagem ampliada e revitalizada, e um novo pátio de aeronaves e taxiway, bem como instalação dos auxílios à navegação. O novo pátio agora pode receber aeronaves maiores, ampliando a oferta de voos comerciais e a operação de mais voos simultaneamente.