A Semana da Pátria foi aberta oficialmente em Dourados na manhã desta segunda-feira (1º), em solenidade realizada na Praça Antônio João. O ato cívico contou com o acendimento da chama simbólica, hasteamento das bandeiras e apresentações, reunindo estudantes, autoridades municipais e representantes das Forças Armadas.
Em sua fala, o prefeito Marçal Filho (PSDB) destacou a emoção de participar do evento pela primeira vez como chefe do Executivo municipal. “É uma satisfação viver esse momento e, para mim, de forma muito especial, pela primeira vez na função de prefeito de Dourados. O nosso slogan neste ano é “Independência para cuidar com amor e construir com trabalho”. Queremos que esse sentimento de brasilidade e de patriotismo floresça cada vez mais nas nossas crianças e confirme em cada um esse sentimento muito importante: que o nosso país está acima de tudo, acima de qualquer coisa. Por isso temos que colorir de verde e amarelo e valorizar cada vez mais os nossos símbolos”, afirma.
O comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Prisco Neto, ressaltou a importância de cultivar o respeito à pátria e aos símbolos nacionais. “É assim que se constrói uma nação forte, valorizando a nossa história e a nossa bandeira. Eu tive a oportunidade de viajar por alguns países e, nas semanas da pátria, em muitos locais, as pessoas colocam a bandeira nacional nos condomínios, nas lojas, e os colégios se enfeitam com as cores da pátria. Isso é justamente o amor ao país, para que possamos crescer e sermos uma nação cada vez mais pujante. Então, crianças, olhem para a bandeira do Brasil e guardem no coração: esse é o nosso país. Nós e vocês, no futuro, faremos uma nação cada vez mais forte”, declara.
Já o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou o caráter formativo da Semana da Pátria junto às crianças e jovens da rede de ensino. “Esse é um momento muito importante para a cidadania, para que se cultive nas nossas crianças esse momento simbólico da nossa praça. Nós estamos cuidando da educação e, neste ano, temos uma homenagem muito bonita, que é o tema da Semana da Pátria: Independência para cuidar com amor e trabalho. Seguimos cuidando da Secretaria de Educação, oferecendo educação de qualidade para todos os nossos 38 mil alunos”, ressalta.
Ao longo da semana, as atividades cívicas serão realizadas nas escolas municipais com a “Hora Cívica”. No dia 2, a ação será na Escola Municipal Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen; no dia 3, na Escola Municipal Arthur Campos Mello; no dia 4, na Escola Municipal Sócrates Câmara; e no dia 5, às 9h, na Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó. O ponto alto da programação será no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico, marcado para as 8h, na Avenida Marcelino Pires.