Assegurando que o problema não teve a ver com sua falta na reapresentação do elenco, no dia 3, nem vai interferir no seu trabalho diário em campo, o zagueiro Alex Silva, contratado no meio do ano passado, confirmou neste domingo que o Flamengo tem uma dívida com ele relativa a luvas do contrato.
O fato de o Flamengo já estar devendo a um atleta contratado há apenas seis meses é mais um sintoma de como o clube sofre com falta de dinheiro. Apesar de estimar arrecadação recorde em 2012 (R$ 203 milhões, segundo o orçamento), há pouca verba à disposição, o que se reflete nas dificuldades para contratar: na semana passada, o CSKA tornou público que a proposta rubro-negra por Vágner Love sugeria parcelar 6 milhões em cinco anos. O prazo para pagamento também foi o ponto que mais arrastou a novela Thiago Neves.
No fim do ano passado, o clube antecipou R$ 40 milhões do novo contrato de TV do Brasileiro, o que tem ajudado a manter salários em dia. Em 2012, o Flamengo estima gastar R$ 78 milhões com o futebol, a maior parte com folha salarial. Num momento em que precisa se reforçar e saldar dívidas com integrantes do elenco (Deivid tem a receber mais de R$ 4 milhões de direitos de imagem), o Flamengo perdeu fontes de receita: os contratos com o patrocinador master (Procter & Gamble) e do ombro do uniforme (Brasil Brockers) terminaram em dezembro e ainda não foram renovados. Juntos, rendiam cerca de R$ 1,5 milhão mensais.
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Em Londrina, os jogadores treinam com o uniforme "limpo", já sem as marcas das empresas, mas as entrevistas acontecem diante de um backdrop que ainda exibe os antigos patrocinadores, num gesto de simpatia com parceiros que ainda negociam a renovação dos contratos. A "cortesia" já tem data para acabar: no próximo dia 15, quando a delegação deixa Londrina rumo à Bolívia. Retirar os patrocinadores do uniforme de treinos foi uma sinalização ao mercado de que aquele espaço está aberto a interessados. Os contratos com a BMG e com a TIM rendem pouco menos de R$ 1 milhão por mês e estão em vigor.
Um dos principais pepinos administrativos teve solução encaminhada na virada do ano. O clube entrou em acordo com a Traffic, dando fim à crise com a parceira que ajudou a trazer Ronaldinho Gaúcho. Após acerto verbal, ficou a cargo de profissionais da Traffic redigir os contratos. O Flamengo espera receber os papéis esta semana, para análise do setor jurídico e, enfim, a assinatura. Em relação ao acordo inicial de janeiro de 2011, haverá uma mudança importante: a Traffic perde a exclusividade para agenciar a vinda do novo patrocinador master do uniforme. Sendo a renovação com a P&G ou outra empresa, o acordo poderá ser intermediado pela Traffic, por outra agência ou diretamente pelo clube. Em compensação, a Traffic ganha o direito de explorar a barra do uniforme, na parte de trás. Se conseguir um patrocinador para o local, ficará com 100% do dinheiro. Assim que o contrato for assinado, a empresa pagará o que deve a Ronaldinho. Em agosto, a Traffic suspendeu o pagamento de sua parte (R$ 750 mil mensais) nos salários do craque.