Após o encerramento da fase de classificação do Campeonato Municipal Varzeano de Três Lagoas, que aconteceu no último domingo, as estatísticas chamam a atenção. Na principal delas, que diz respeito ao número de gols marcados (principal objetivo do esporte), a média por jogo, para se ter uma ideia, foi de quase cinco: 4,41.
No total, a primeira fase teve 36 partidas e os ataques balançaram as redes 159 vezes. O maior destaque nesse quesito foi a equipe do Bela Vista, que estava no grupo F. Além de ser, disparado, o melhor ataque com 18 gols marcados, conta com o artilheiro da competição até o momento: Crystiano “Cabecinha”, que anotou seis gols. O segundo ataque mais positivo foi o do São Francisco, também da chave F, com dez gols.
Entre as defesas menos vazadas, uma curiosidade: uma delas é a do Vasco (grupo C), que sofreu apenas um gol. Apesar disso, o time da Vila Guanabara, atual campeão do torneio, ficou de fora das oitavas de final. Outra equipe que teve o sistema defensivo vazado apenas uma vez foi o Flamengo (E), mas o “xará” do Rubro-Negro carioca conseguiu a classificação.
Com as equipes menos vazadas, obviamente, os goleiros de Vasco e Flamengo, Éder e Bá, respectivamente, também foram os arqueiros que sofreram menos gols. Botafogo e América (grupo A) obtiveram a segunda melhor defesa, com dois gols sofridos.
Os números separados por rodada também apresentam um alto número de gols. Na primeira, em 12 jogos, 44 foram marcados, com média de 3,66 por partida. A segunda rodada foi melhor, pois teve 50 gols marcados e média de 4,16. Mas a melhor de todas foi a terceira: 65 gols em 12 jogos, com impressionante média de 5,41 por confronto.
PIORES
Entre os piores, destaque negativo para o Vasco, que marcou um único gol em três jogos e ficou com o “ingrato” título de ataque menos efetivo. A segunda posição teve a Ponte Preta (grupo F), que fez três gols. As piores defesas foram: Jardim Primavera (grupo A), que levou 15 gols em três jogos (cinco por partida de média); Inter da Vila Haro (E) e Ponte Preta, que sofreram 13 gols e ficaram em segundo (4,33 por jogo). As oitavas de final começam no próximo domingo com quatro jogos – dois no campo do bairro Paranapungá e dois no estádio “Madrugadão” (Confira na tabela abaixo).