RÁDIOS
Três Lagoas, 09 de setembro

Saiba como alterar dados da Carteira Nacional de Habilitação

Informações que serão impressas no documento precisam ser alteradas na base nacional

Por Redação JPNews
04/09/2024 • 08h13
Compartilhar

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informa que, as pessoas interessadas em atualizar dados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devem agendar atendimento presencial em uma agência.

Recentemente, uma pessoa procurou o Departamento, em Campo Grande, para relatar que alterou os dados no site e, em seguida, solicitou a renovação pela CNH Ágil, mas que os dados que foram impressos no documento eram antigos.

As informações que serão impressas no documento precisam ser alteradas na base nacional, e por questões de segurança, não podem ser alteradas digitalmente pelo cidadão, o que pode resultar na emissão do documento com dados incorretos.

A nova CNH, lançada em junho de 2022, traz o local de nascimento do condutor, e esse tem sido o erro mais comum na emissão do documento, afirma o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.

Não verificar o local de nascimento antes de dar prosseguimento no pedido de renovação, é um erro comum. Antes não era impresso na CNH, então ninguém se preocupava. Agora, com esse dado impresso, é o maior número de reclamações que temos. Neste caso, se tiver que alterar o local de nascimento, esse condutor deve procurar uma agência do Detran”, explica.

As alterações feitas no site Meu Detran no momento de solicitar a renovação de CNH, permitem apenas atualização de endereço no campo “Renovação de CNH”, que são as informações que irão nortear a entrega do documento pelos Correios. 

Ainda assim, antes de prosseguir, o condutor precisa concordar com o Termo de Responsabilidade onde declara que as informações prestadas no formulário estão corretas, que autoriza a comunicação do Detran-MS, e que o cidadão está “de acordo em arcar com os custos de futura alteração de dados, que não foram confirmados nesta solicitação”.

A atualização cadastral do Meu Detran no campo “Meu Cadastro”, altera as informações de usuário no site, com informações como e-mail e telefone. Esses dados são importantes para que o Detran-MS possa entrar em contato com o cidadão em situações para validar informações ou esquecimento de senha, por exemplo.

*Com informações da assessoria do Detran-MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas