A Defensoria Pública de Paranaíba realizou, nesta sexta-feira (25), um mutirão de atendimentos em temas relacionados ao Direito de Família. A equipe da unidade local realizou atendimentos pré-agendados sobre guarda de crianças, divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, entre outros.
De acordo com o defensor público, Dr. Gustavo Peres de Almeida Terra, os atendimentos foram concentrados para acelerar o atendimento à população carente do município. “Tivemos que fazer um agendamento, por conta da organização, do número de pessoas, para fazer o atendimento de todos de forma correta e individualizada”, explicou.
Ele esclarece que esse tipo de atendimento é realizado diariamente pela Defensoria Pública. “Quem não conseguiu agendamento, ou está tomando conhecimento desse mutirão, pode agendar seu atendimento normalmente para os próximos dias”, informou.
Ao comentar as atividades da Defensoria durante o 1º semestre, ele observou um aumento contínuo na procura por atendimentos. Na unidade em que atua, o Dr. Gustavo assinala que cerca de 1.500 pessoas foram atendidas nos primeiros seis meses do ano.
Os atendimentos abrangem temas de Direito de Família e outros assuntos de Direito Civil, como usucapião, regularização de imóveis, além de defesa criminal de pessoas acusadas de crimes, informou o defensor.
Mutirão “Meu Pai Tem Nome”
O Dr. Gustavo Terra confirmou que a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizará, no dia 16 de agosto, o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, voltado ao reconhecimento de paternidade.
Além do exame gratuito de DNA, serão oferecidos orientação jurídica, informações para reconhecimento voluntário de paternidade e encaminhamento para tentativa de acordo entre as partes. A campanha integra o projeto nacional “Meu Pai Tem Nome”, que promove o reconhecimento de vínculos parentais e a cidadania em todas as comarcas do Estado.