Veículos de Comunicação

168 ANOS- PARANAÍBA

Eduardo Riedel recebe título de cidadão paranaibense e destaca trajetória dedicada ao desenvolvimento de MS

Proposta pelo vereador Andrew Robalinho, honraria reconhece contribuição de Riedel ao Estado e à gestão municipalista com foco em resultados

Eduardo Riedel durante a solenidade na Câmara Municipal de Paranaíba, onde recebeu o título de cidadão honorário (Foto-Parada Dez)
Eduardo Riedel durante a solenidade na Câmara Municipal de Paranaíba, onde recebeu o título de cidadão honorário (Foto-Parada Dez)

Carioca de nascimento, sul-mato-grossense de coração, o 12º governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, agora é também cidadão paranaibense. A homenagem foi entregue na noite desta quinta-feira (3), véspera do aniversário de 168 anos da cidade, em sessão solene no plenário José Agi, da Câmara Municipal de Paranaíba.

A honraria, de autoria do vereador Andrew Robalinho, havia sido aprovada por unanimidade na legislatura anterior. A solenidade reuniu autoridades dos três poderes e personalidades locais, em um reconhecimento à trajetória pública e à atuação de Riedel no desenvolvimento do Estado.

Na justificativa, o vereador ressaltou as fortes raízes de Riedel em Mato Grosso do Sul e sua história de protagonismo no agronegócio e na gestão pública. Biólogo por formação, mestre em Zootecnia e especialista em gestão empresarial e estratégica, Riedel assumiu a propriedade da família em Maracaju em 1995, transformando a Fazenda Sapé em modelo de diversificação, sustentabilidade e governança.

Sua liderança o levou à presidência do Sindicato Rural de Maracaju, depois à Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e à diretoria da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2015, ingressou na gestão estadual como secretário de Governo, a convite do então governador Reinaldo Azambuja.

No cargo, por dois mandatos, promoveu cortes de despesas, modernização de processos e integração entre equipes. Posteriormente, à frente da Secretaria de Infraestrutura, implantou uma gestão municipalista que destinou bilhões de reais em investimentos para obras e serviços em todo o Mato Grosso do Sul.

“Porque ele é o novo com experiência, e já mostrou que, por onde passa, entrega resultados, elevando o nível profissional das instituições, estruturando e dando suporte necessário aos municípios e priorizando as pessoas, melhorando significativamente a qualidade de vida das famílias sul-mato-grossenses”, destaca a justificativa da homenagem.

Durante seu discurso de agradecimento, Riedel relembrou os últimos 10 anos de sua atuação no serviço público. “Eu não conhecia o papel efetivo de um secretário de Governo. Eu aprendi muito com Reinaldo. Ele colocou claramente uma diretriz. Em 2020, foi lançado o programa Governo Presente e, com ele, a centralidade do município no processo de crescimento e desenvolvimento”, afirmou.

Ao assumir o governo em 2023, Riedel disse ter levado essa lógica à prática, com foco em reformas estruturantes e modernização da máquina pública. “Nós precisamos de uma agenda estruturante para o nosso país. Reforma da Previdência, Lei do Teto — que muitas vezes pode parecer agressiva ao público —, mas são medidas que mudam a chave para uma gestão mais direcionada à sociedade”, concluiu o governador.