A vereadora Wanice Luciana de Oliveira foi reeleita para continuar presidindo a Câmara Municipal de Paranaíba no biênio 2027/2028. Ela recebeu votação quase unânime dos treze vereadores. Somente o vereador Marcos Henrique Camargo-Carenga preferiu anular o voto.
A nova Mesa Diretora no biênio 2027/2028 será formada pela presidente Wanice Luciana; a vice-presidência será ocupada pelo vereador Maicon Grotto; a 1ª secretaria, pelo vereador Edmar Pires-Dollar; e a 2ª secretaria, pelo vereador Zezinho Boca Preta.
A eleição antecipada dos membros da Mesa Diretora é prevista no Regimento Interno da Câmara Municipal. Ao usar a tribuna, após a contagem dos votos, a presidente Wanice agradeceu a confiança e o voto dos vereadores, e também agradeceu ao prefeito Maycol Queiroz, que não interferiu nas articulações.
“Estou aqui para servir todos os vereadores, como fiz desde o início”, assinalou, ao admitir que enfrentou “algumas questões que saíram fora da ordem”, mas que foram sanadas.
“Estamos aqui pela população e, em respeito à população, espero que os nobres vereadores tenham respeito entre si”, pediu ela. “Quando nos respeitamos uns aos outros, estamos respeitando a população, que nos elegeu para fazer o bem para nossa cidade”, acentuou.
“Estou aqui vereadora, presidente deste biênio e do próximo, em respeito a toda a população e a cada cidadão. Espero fazer o melhor, estou tentando fazer o melhor, mas sou humana e sujeita a erros”, ressaltou.
A vereadora encontra-se em seu primeiro mandato, após ser eleita pelo Republicanos com 809 votos. Após a posse, em 1º de janeiro, foi eleita para presidir a Mesa Diretora, vencendo o vereador Andrew Robalinho por um voto de diferença.
Ao encerrar seu rápido pronunciamento, aplaudida pelo público que lotou o plenário José Agi, a presidente pediu o respeito e a consideração de todos. “Quando nos desrespeitamos, estamos desrespeitando cada voto que recebemos”, assinalou.
Poder Legislativo respeitado
A reeleição para o biênio 2027/2028, vinte meses antes do fim do prazo previsto no Regimento Interno, foi uma articulação que ganhou apoio de lideranças regionais. Os primeiros rumores de que haveria a eleição antecipada ocorreram logo após a visita do governador Eduardo Riedel, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, do ex-governador Reinaldo Azambuja e do prefeito Maycol Queiroz para sessão solene de outorga de títulos de cidadania.
Na segunda-feira, antes da sessão ordinária, Wanice Luciana, acompanhada dos vereadores Andrew Robalinho, Zezinho Boca Preta e Dolar Pires, deslocou-se até Campo Grande para encontro no diretório estadual do PSDB, com o ex-presidente Sérgio de Paula e o deputado federal Beto Pereira.
Pouca gente percebeu, mas, desde o último dia 3 de julho, data da visita do governador Eduardo Riedel e de autoridades para a sessão solene de concessão de títulos de cidadania, a fachada do prédio da Câmara ostenta a expressão “Poder Legislativo”, como forma de destacar sua independência e importância junto à sociedade.
Ao comentar a iniciativa, a presidente da Casa afirmou que a Câmara Municipal é um poder que deve ser respeitado, pois é um poder que emana do trabalho para o povo. “A gente sempre teve muita crítica, mas eu quero que a população tenha orgulho de estar aqui na Câmara, de ter vereadores aqui que nos representam. Não somos só a Câmara Municipal, somos um poder que deve ser respeitado”, ressaltou.