A primeira turma do curso de formação em Polícia Comunitária de 2011 acontecerá entre os dias 25 a 29 de abril, em Campo Grande. Este ano, uma nova parceria foi firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), garantindo a Mato Grosso do Sul a realização de cinco edições do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária.
Os cursos de 40 horas/aula também serão realizados no interior do Estado, nas cidades de Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, cada edição do curso é destinada a 50 participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e membros da comunidade, com o objetivo de implementar as ações afirmativas de Polícia Comunitária.
Durante as atividades da capacitação serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança. As temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública.
Polícia