Uma das vítimas do estuprador Robson Vander Lan, de 29 anos, reconheceu o acusado e afirmou que ele era seu vizinho. Na reportagem, a vítima disse que reconheceu o autor pelas tatuagens e o rosto. Ela informou que na época ele tinha cabelo cumprido e cacheados. Ainda segundo ela, o autor se disfarçou para entrar na casa da vítima, que tinha cerca elétrica e era segura.
Robson roubou a casa e ainda abusou da mesma. Ela também afirmou que Robson era seu vizinho. "Fazia sete dias que eu tinha comprado a casa ela era muito segura, e o pior ainda, é que ele morava na esquina da minha casa, ele era meu vizinho." afirmou a vítima.
Perfil psiquiátrico
Robson Vander Lan cometeu o primeiro ato de violência sexual aos 12 anos de idade, ainda em Três Lagoas, cidade onde nasceu.
Aos 19 anos, já em Campo Grande, o acusado matou com uma facada, a namorada grávida. Condenado a 9 anos de prisão, ele ficou 7 na cadeia. Por bom comportamento, foi para o regime semi-aberto, de onde fugiu.
Desde então, passou a cometer estupros em série. Além da estudante de química, outras quatro mulheres teriam sido estupradas por Robson. Um estuprador que selecionava as vítimas.
Segundo o psiquiatra Marcos Estevão Moura, estupradores, no geral, ou são psicopatas ou sexopatas, ou seja, aquelas pessoas que não tem prazer com o sexo e sim com o sofrimento da vítima. Psicopata ou sexopata, o homem que coleciona 101 tatuagens pelo corpo e que diz "sobreviver no inferno", não poderia estar solto.