Veículos de Comunicação

Oportunidade

Açúcar volta a ser competitivo no mercado externo

Depois de semanas amargando quedas nos preços, o mercado de açúcar volta a ter um bom desempenho

A demanda por açúcar no mercado internacional continua firme. Depois de semanas amargando quedas e mais quedas nos preços, o mercado de açúcar volta a ter um bom desempenho.

Na semana passada, contra os meses anteriores em que os preços variaram entre três e 20 dólares (na melhor performance) por tonelada, o mercado internacional chegou a acumular ganhos que chegaram a 28 dólares por tonelada. Países como Irã, Iraque, Índia e Bangladesh fizeram a festa de quem precisou vender.

Já no mercado nacional, as altas devem voltar. “A temporada de preços baixos para o açúcar no mercado interno pode estar com os dias contados”, comenta Arnaldo Luiz Corrêa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting.

O índice ESALQ vinha registrando R$ 40 por saca do açúcar, uma excelente oportunidade de compra, segundo o gestor, já que a Archer Consuting, estima que o mesmo indicador registre, no terceiro trimestre de 2010, cerca de R$ 50,14 a saca.

“Isso é uma demonstração que o comprador, consumidor industrial – que adquire em larga escala – só vai perceber a oportunidade depois que ela passar”, estima Arnaldo Corrêa.