
O nadador três-lagoense Arthur Bernardes, 16, viveu uma experiência diferente no último final de semana. Mesmo ainda fazendo parte da categoria juvenil, o atleta disputou uma das principais competições do país, entre os adultos. Os Jogos Abertos Paulistas aconteceram em Mogi das Cruzes (SP) e contaram com a presença de vários dos principais nomes da natação brasileira.
Arthur disputou apenas a prova dos 50 metros livres. Ele passou pela primeira eliminatória, mas não conseguiu avançar na segunda, o que lhe proporcionou a 11ª posição no geral. “Aprendi que ainda tenho que treinar muito. Vi os mais experientes nadando lá, conversei com vários. Para chegar aonde chegaram, tiveram que passar por essa fase de preparação intensa”, explicou.
Nadadores como César Cielo e Thiago Pereira, que estavam confirmados, acabaram desistindo na última hora, alegando cansaço após a disputa do Pan-Americano, no México. Mas o nível alto foi mantido. “Só haviam campeões brasileiros e sul-americanos na competição”, frisou Arthur.
As principais dificuldades encontradas foram a idade e diferença física para os demais. “Os ‘caras’ são de equipes tradicionais, como a Unisanta [Santos-SP], São Bernardo. São muito fortes! Havia um nadador que, contando os braços, chegava a medir 1,98m”.
AVALIAÇÃO
Esta foi a primeira vez que Arthur disputou os Jogos Abertos. O resultado foi considerado positivo. “Eu gostei do tempo que fiz, de 25s 65. Até porque havia treinado pouco devido a uma sinusite pouco tempo antes da competição. E também pelo fato de pegar dicas com outros atletas”, contou.
PREPARAÇÃO
O nadador segue os treinamentos diários, visando à participação no Brasileiro, que acontece no início de dezembro em Curitiba (PR).