Veículos de Comunicação

Maracaju

Associação promove leilão para manter atendimento de combate ao câncer

AVCC atende hoje 187 pacientes do município e região em tratamento

A Associação de Voluntários no Combate ao Câncer (AVCC) de Paranaíba realizará no dia 4 de abril o tradicional leilão solidário em prol da entidade que oferece apoio a pacientes diagnosticados com câncer.

O leilão será realizado no Sindicato Rural de Paranaíba, às 19 horas, e terá como abertura a partir das 16h30, uma feira com produtos de cama, mesa e banho doados, que também reverterá os valores para a entidade.
De acordo com a presidente da AVCC de Paranaíba, Luiza de Souza, atualmente a entidade necessita de recursos para manter todas as despesas em dia. “Já contamos com a ajuda do município, porém não é suficiente para as despesas”, explicou.
 
Para o leilão, Luzia conta com a ajuda dos doadores de animais que poderão ser leiloados. “Os sitiantes, chacareiros e fazendeiros do município sempre participam e se puderem colaborar neste ano já podem me procurar na AVCC”, ressaltou.
 
O evento é aberto a toda a população paranaibense, que segundo Luzia, podem ajudar a entidade participando do leilão e comprando os animais doados. “Contamos mais uma vez com a população que sempre nos ajudou”, frisou.
 
ATENDIMENTO
A AVCCde Paranaíba faz hoje um trabalho de extensão a saúde pública com o acompanhamento de 187 pacientes do município e região. Além de fornecer medicamento sem custo para os assistidos, a associações presta um serviço de atendimento especializado com profissionais de psicologia, enfermagem e fisioterapia. 
 
Segundo Luzia, os casos considerados graves são encaminhados pela instituição para tratamento em hospitais referência do país, como o Hospital de Barretos, no interior de São Paulo. “Atendemos pacientes de todos os lugares, basta nos procurar que fazemos o encaminhamento sem burocracia”, falou. 
 
Luzia tenta fugir da papelada burocrática para fazer o atendimento aos pacientes, basta apresentar o encaminhamento médico, documentos pessoais, o cartão do SUS (Sistema único de Saúde) e comprovante de residência. “De acordo com o caso de cada paciente iniciamos o processo de agendamento da consulta e mantemos o paciente informado”, explicou.
 
Agora, com a Declaração de Utilidade Pública Estadual, publicada em outubro de 2013, a associação quer buscar recursos para a compra de uma sede própria. Hoje, os recursos para manutenção dos serviços são obtidos por meio de doações e dois tradicionais eventos realizados em Paranaíba, o leilão e um baile. Além disso, no último mês a entidade teve o contrato com a Prefeitura Municipal de Paranaíba renovado.
 
Localizada na área central de Paranaíba, a atual sede da AVCC está na rua Treze de maio, 105. “De portas abertas para aqueles que tenham interesse em conhecer o nosso trabalho mais de perto”, acrescentou Luzia. Os interessados em ajudar a instituição com doações também podem se dirigir até a sede. “Recebemos doações também pela conta corrente 5484-1, criada exclusivamente para doações”, completou.