Foi inaugurada ontem, em Brasilândia, a 34ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul. A unidade foi construída em um terreno de 660,3 m², localizado na avenida Manoel Vicente, área central.
Maracaju
Biblioteca do Sesi é inaugurada em Brasilândia
Unidade conta com um acervo de mais de mil livros, DVDs e CDs
Conforme informações da Fiems, a solenidade de inauguração, realizada às 15h, contou com a participação de Sérgio Longen, presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems), que acompanhou também o lançamento da pedra fundamental do Polo Industrial Arara Azul, situado na BR-158.
Segundo Sérgio Longen, a biblioteca é um projeto de extrema importância por marcar a entrada do Sistema Fiems em Brasilândia. “A unidade servirá para a realização dos cursos de qualificação profissional do Senai na modalidade EaD (Educação a Distância), bem como dos cursos de Educação Continuada do Sesi. Também vamos colocar à disposição da Prefeitura de Brasilândia as unidades móveis do Senai para qualificar a mão de obra local. Nós defendemos a educação e a qualificação profissional, pois acreditamos que elas são a porta de entrada para bons empregos e melhores salários”, disse.
O prefeito de Brasilândia, Jorge Justino Diogo, garantiu que a biblioteca será muito bem utilizada. "Não só pelas crianças e jovens, mas como por toda a nossa comunidade. Essa obra é uma das mais importantes aqui de Brasilândia porque ela vai proporcionar muitas melhorias para nossa população e acredito que atrás dela muitas outras ações serão realizadas por aqui, principalmente, na área de qualificação profissional", declarou.
Com a inauguração, Brasilândia passa a ser a 30ª cidade do Estado a contar com uma Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, sendo a 4ª unidade já construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos do Sesi e Senai, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. A unidade conta com acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet e, além disso, a partir de 2014, receberá os projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores.
Ainda em Brasilândia, Longen foi homenageado com o título de cidadão brasilandense, entregue pela Câmara de Vereadores.
Fiems garantiu apoio à industrialização do município
Ontem, a Prefeitura de Brasilândia também inaugurou o Polo Industrial Arara Azul. Durante a solenidade, o presidente da Fiems garantiu apoio do Sistema Indústria, através do Sesi e do Senai, para o desenvolvimento local.
“Brasilândia pode contar com a nossa parceria na qualificação profissional e no atendimento dos trabalhadores das indústrias. Vamos trabalhar para formação de uma mão de obra capacitada para atender as demandas dos empresários locais e os que pretendem se instalar na região”, disse.
Sérgio Longen também fez questão de lembrar que, quando da assinatura da ordem de serviço para a construção da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no município, em agosto deste ano, o prefeito Jorge Diogo prometeu estar com o Polo Industrial efetivado para o dia da inauguração da unidade. “Hoje está sendo cumprida a promessa feita há 4 meses e, o ritmo em que está o desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul, o Polo Industrial Arara Azul, em breve, ficará pequeno”, previu.
O Polo Industrial Arara Azul tem área total de 930,5 mil m², sendo composto por 24 quadras, 146 lotes comerciais, que correspondem a uma área de 315 m², 44 lotes de reserva da Prefeitura de Brasilândia, que totalizam área de 251,5 mil m², enquanto a área de reserva florestal tem 113,4 mil m², a área de reserva do Horto Municipal é de 10,5 mil m² e mais 217,8 mil m² destinados às ruas e avenidas.
Para o prefeito Jorge Diogo, o Polo vai precisar muito da parceria com o Sistema Fiems, que já chegou ao município de Brasilândia com o oferecimento de cursos gratuitos do Senai por meio dos containers instalados na cidade. “A Fiems está ajudando a preparar a nossa população para atender as demandas das futuras indústrias que vão se instalar no município”, pontuou.
A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, acrescentou que Brasilândia agora terá de se preparar para um futuro brilhante com a chegada de mais indústrias para a região. “É mais um município que caminha rumo à industrialização e ao desenvolvimento. Tenho certeza que muitas indústrias ainda virão para Brasilândia, trazendo desenvolvimento, emprego e renda para a população da Costa Leste”, disse.