Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cai número de roubos no comérico da capital

Um fator negativo foi o aumento nos homicídios

Num comparativo feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), fevereiro deste ano foi menos violento do que o de 2009 quando analisado o crime de roubo. O número de assaltos praticados em estabelecimentos comerciais caiu sensivelmente. Também houve redução nos roubos a pessoas e nas tentativas de roubo.

No segundo mês do ano passado, 63 comércios haviam sido alvo de ladrões. Em 2010, com um maior trabalho preventivo da Polícia Militar, foram 48 roubos em estabelecimentos comerciais, uma queda de 23,8%. Nas farmácias as ocorrências desceram à metade: quatro em 2010, contra oito em 2009.
 
As pessoas nas ruas também estão mais seguras. Houve 40 assaltos a menos em vias públicas este ano, redução de 22%. Em fevereiro de 2009 foram 181 roubos contra 141 no mesmo período de 2010. Nas tentativas de roubo, de uma maneira geral, ocorreu uma leve queda de 29 para 27, equivalentes a 6,9%. 
 
Um fator negativo foi o aumento nos homicídios. Enquanto no ano passado aconteceram nove assassinatos em fevereiro na capital, este ano houve 10.
 
Prisões
 
A presença constante da PM no centro e nos bairros da cidade, além de inibir a ação de criminosos, bem como retirá-los das ruas, também resulta no aumento no cumprimento de mandados de prisão. Diariamente pessoas em débito com a justiça são capturadas por policiais militares. Somente no mês passado, 111 foram presos. No mesmo período de 2009 foram cumpridos 94 mandados.