A Companhia Energética de São Paulo (CESP) prevê para esta terça-feira, dia 8, a abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), localizadas na bacia do rio Paraná. Na Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) o vertedouro já estava aberto para controle de nível. A operação de abertura dos vertedouros tem como objetivo iniciar os procedimentos de controle de cheias.
Vazões previstas
A vazão defluente média planejada para hoje (8) em Ilha Solteira será de 5.900 metros cúbicos por segundo; em Jupiá, 7.600 metros cúbicos por segundo, e em Porto Primavera, 8.300 metros cúbicos por segundo. As vazões que foram praticadas ontem (7) nessas usinas são: Ilha Solteira, 5.200 metros cúbicos por segundo; Jupiá, 7.200 metros cúbicos por segundo, e Porto Primavera, 7.500 metros cúbicos por segundo.
A programação para vazões defluentes médias para hoje será de 6.600 metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 8.600 metros cúbicos por segundo em Jupiá, e 9.400 metros cúbicos por segundo em Porto Primavera. Para o dia 10 a Empresa tem a seguinte programação: 7.200 metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 9.300 metros cúbicos por segundo em Jupiá, e 10.200 metros cúbicos por segundo em Porto Primavera.
A CESP informa que essas vazões não devem representar nenhum impacto a jusante das barragens. Elas são consideradas normais para esta época do ano, caracterizada período chuvoso, que tem início em novembro e prossegue até abril.
A partir do dia 10 pode continuar havendo evolução das vazões, dependendo do regime de chuvas. A programação de vazões será atualizada diariamente. Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Serviços para a população
A CESP mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas, todos os dias do ano, pelo telefone 0800-647-9001 e divulga dados dos reservatórios da Empresa. Informações também podem ser obtidas pelo site da CESP, www.cesp.com.br, em Operação de Reservatórios. Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui aos municípios lindeiros o Boletim Interno de Vazões (BIV). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.