Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cetran convida municípios a participarem do projeto Década de Ação pela Vida

Para isso o Cetran mobiliza os municípios a realizarem em parceria com a Polícia Militar blitz educativa

O Centro Estadual de Trânsito (Cetran/MS) convida todos os municípios sul-mato-grossenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a participarem no dia 11 de maio do projeto “Década de Ação pela Vida”, com ações de conscientização no trânsito.

“Década de Ação pela Vida” vai fomentar a educação no trânsito para que seja reduzido até pela metade o número de mortos e de feridos em ocorrências.
 
Para isso o Cetran mobiliza os municípios a realizarem em parceria com a Polícia Militar blitze educativas, palestras nas escolas e instituições religiosas. Outra ideia é iluminar de preferência com a cor amarela o monumento mais importante das cidades para sensibilizar a sociedade quanto à prevenção de acidentes e atendimento às normas de trânsito.
 
No total estima-se que em todo o País 40 mil pessoas morram vítimas de acidentes de trânsito e outras 120 mil sejam hospitalizadas pelos mesmos motivos. O custo calculado com esses tipos de acidentes é de cerca de R$ 34 bilhões, dinheiro que é utilizado para custear resgates, tratamentos, perdas de produção e materiais. Fora os impactos emocionais gerados às vítimas e aos familiares e amigos.

De acordo com o Cetran, é possível haver um espaço com vias públicas mais seguras para todos os cidadãos, desde que a questão do trânsito seja tratada como prioridade nas três esferas de poder: federal, estadual e municipal. Para tanto, é necessário elaborar e implantar planos estratégicos de ações.

O projeto “Década de Ação pela Vida” realizado no Estado visa cumprir as exigências das Nações Unidas (ONU) que convocou todos os Países Membros a promoverem ações de paz no trânsito para a divulgação de um relatório sobre a segurança viária global da assembleia-geral da ONU.