Veículos de Comunicação

Oportunidade

Congresso dos Tribunais de Contas marcará integração no controle de obras públicas

Objetivo é uniformizar entendimentos para a fiscalização, por meio da edição de Orientações Técnicas

O 25° Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que será realizado em Curitiba, entre os dias 14 e 18 de novembro, marcará a integração de instituições de controle de obras públicas. Durante o evento, os Tribunais de Contas assinarão Protocolo de Intenções, juntamente com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop). O objetivo é desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da gestão e do controle de obras públicas no Brasil, e também a uniformização de entendimentos, por meio da elaboração de Orientações Técnicas.

“A união dos esforços dos Tribunais de Contas para uniformizar entendimentos trará como resultados mais agilidade na análise dos gastos com obras. Por outro lado, ações direcionadas à orientação das entidades que realizam obras têm o potencial de diminuir os erros comuns, como as deficiências de projeto”, afirma o conselheiro Fernando Augusto Guimarães, vice-presidente do TCE-PR, órgão que organiza o evento.

O 25º Congresso dos Tribunais de Contas será realizado no Hotel Bourbon, entre os dias 14 a 18 de novembro. O evento é promovido pelo TCE-PR, a Atricon, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de estudos e pesquisa dos TCs, com o apoio do Promoex.

Neste ano, o tema central de discussão do congresso é a integração dos sistema de controle externo dos gastos públicos com o objetivo de beneficiar a sociedade.