Depois da Unicamp, outra grande universidade pública paulista, a USP, também decidiu desconsiderar o resultado do Enem na composição da nota do vestibular para acesso à instituição em 2010. O motivo é a data marcada para realização do exame, 5 e 6 de dezembro, considerada muito tardia.
A prova do Enem, que deveria ter sido realizada no último fim de semana, acabou cancelada depois que reportagem de O Estado de S. Paulo revelou que o exame tinha vazado e estava sendo posto à venda. Cinco pessoas já foram indiciadas pelo vazamento.
A realização do exame do ENEM em 05 e 06 de dezembro, conforme decisão do INEP, inviabiliza, lamentavelmente, a utilização de seus resultados no Vestibular USP/FUVEST 2010, por razões operacionais.
Em consequência, a nota da primeira fase da FUVEST será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver no exame a ser realizado em 22 de novembro próximo.
Para os candidatos que optaram pelo INCLUSP, o cálculo do bônus correspondente à nota do ENEM será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da 1ª fase da FUVEST.
O calendário e as demais regras do Edital 2010 continuam válidos.