Veículos de Comunicação

Maracaju

Em Chapadão do Sul, Tecnoagro abre programação com alerta para a incidência da Helicoverpa

A programação foi aberta ontem, e contou com a presença de autoridades locais e representantes de entidades rurais de Mato Grosso do Su

Com foco em inovações para o agronegócio, a Tecnoagro 2014 deu início a mais uma edição que acontece em Chapadão do Sul. A programação foi aberta ontem, e contou com a presença de autoridades locais e representantes de entidades rurais de Mato Grosso do Sul.

O primeiro dia da feira contou com a discussão sobre manejo da Helicoverpa armigera e Falsa Medideiras, pragas que tiveram significativa ocorrência nas lavouras da região. A palestra aos produtores foi ministrada pela a doutora em entomologia, Jurema Rattes, que reforçou a dura convivência com a primeira lagarta que já apresentaram nas últimas safras resistência aos inseticidas utilizados. 
Para a doutora, agricultores e pecuaristas precisarão de estratégias que amenizem os prejuízos causados pela Helicoverpa armigera, lagarta que ataca principalmente as lavouras e reconhecida pelo alto poder destrutivo. “Temos no Brasil inseticidas eficientes, mas a cada safra ela cria resistência e torna necessária a rotação, uma vez que o inseticida utilizado para eliminar a praga nesta safra já não terá o mesmo efeito na safra seguinte”, alertou Jurema.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Mauricio Saito, reforçou a importância das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, Fundações MS e Chapadão que também devem colaborar com os agricultores do Estado e inibir o impacto causado pela Helicoverpa nas lavouras. “Essa entidades que atuam diariamente para a evolução da agricultura e cumprem com o papel da pesquisa, de apresentar opções de desenvolvimento e possibilitar ao homem empreendedor novos investimentos”, frisou Saito.
No período da tarde, foram apresentadas palestras a respeito dos desafios e estratégias de expansão da agricultura em Mato Grosso do Sul.
 
Hoje, além de palestras, a programação da feira conta ainda com visita a campo a cultivares de soja, milho, sorgo e girassol com início previsto às 8h.
 
Cerca de 50 expositores compõem o espaço montado às margens da Rodovia BR 060, km 11 , que coloca à mostra mais de 200 tecnologias voltadas para os segmentos de sementes de milho, soja, girassol, sorgo, pastagens, defensivos, adubos, corretivos, máquinas, implementos e tecnologia de aplicação.