
Das 27 unidades federativas com mais municípios que oferecem internet via Wi-Fi público, Mato Grosso do Sul ocupa a 12ª posição. Dos 79 municípios do MS, somente 23 contam com este tipo de serviço. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros referentes ao ano de 2014.
O serviço, que necessita de investimento e legislação, é operado em cinco cidades do Bolsão Sul-Mato-Grossense e nas duas maiores cidades do estado, Campo Grande e Dourados, respectivamente. Já em Três Lagoas, o maior município da Costa Leste e o terceiro maior do MS, a instalação sequer tornou-se um projeto.
Por meio de nota, a Prefeitura alegou que o alto custo da instalação do serviço e a forma como poderia ser fornecido à população são as principais dificuldades. “Existe ainda a possibilidade de criação do projeto junto ao Governo Federal, porém, atualmente, o envio de projetos deste formato está bloqueado”, declarou a assessoria.
Municípios menores que Três Lagoas, como Água Clara e Brasilândia, no entanto, fornecem o Wi-Fi público na área urbana e também na zona rural. Outros 16 municípios de Mato Grosso do Sul ofertam o serviço em bairros específicos da área urbana.
Moradores de Bataguassu, Chapadão do Sul e Selvíria, municípios do Bolsão, contam com a prestação deste serviço. Já em Campo Grande e em Dourados o Wi-Fi opera em diversos pontos, tanto da área urbana quanto da rural.
Embora os três-lagoenses não usufruam deste serviço até o momento, a Prefeitura informou que há projetos de inclusão digital e internet gratuita em alguns pontos da municipalidade, como em escolas municipais e na biblioteca pública.
Além deste projeto, a administração municipal considera viável a implantação de “hot spots” em pontos específicos da cidade, um deles seria orla da Lagoa Maior. O serviço de nome inglês indica um lugar onde é possível ter acesso à internet.