Veículos de Comunicação

Maracaju

Em Paranaíba é inaugurada delegacia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Com delegacia, município poderá ser contemplado com planejamento estratégico

 Na última sexta-feira foi oficialmente inaugurada em Paranaíba a 1ª Delegacia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS). Na cerimônia o arquiteto Jean Gleik foi nomeado delegado da unidade, que funcionará no seu escritório.

Na inauguração esteve presenteo presidente estadual do CAU, Osvaldo Abrão de Souza, juntamente com a vice-presidente, Giovana Dario Sbaraini, o primeiro delegado nomeado para comandar a delegacia em Paranaíba, o arquiteto Jean Gleik, profissionais de arquitetura e urbanismo do município e autoridades locais.
O CAU é o recente conselho criado como autarquia para representar os profissionais de arquitetura e urbanismo antes ligados ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). A mudança aconteceu por meio da Lei 12.378, de dezembro de 2010.
Com quase três anos de desmembramento, em cada Estado brasileiro o CAU atua com uma sede na capital e em sub-sedes designadas pelas regiões norte, leste, sul e oeste. Além disso, estão sendo criadas as delegacias para que as ações sejam intensificadas nas cidades do interior.
Segundo o presidente do CAU/MS, Osvaldo Abraão de Souza, a função da delegacia não será apenas atuar em prol do profissional, mas também em identificar os anseios e necessidades dos municípios de sua delegação levando ao conhecimento do Conselho Estadual. “A função principal da delegacia é corresponder com a sociedade local, e na medida do possível levar esses anseios a presidência do conselho para que sejam levadas ao conhecimento dos poderes constituídos”, explicou.
Para Osvaldo, os profissionais da arquitetura e urbanismo estão conquistando o seu espaço com a criação do conselho e um dos papéis é contribuir para a melhora na qualidade de vida, no desenvolvimento das cidades e planejamento com conhecimento e inteligência que os profissionais de arquitetura e urbanismos podem oferecer por meio de integração com os serviços públicos. “A nossa função e expectativa é poder atender a sociedade como todo no sentido de trazer para essa sociedade melhores condições de vida por meio do conhecimento que temos em organizar cidades, desde a questão da infraestrutura de transporte, saneamento básico e até a própria ocupação nas cidades”, acrescentou.
Para o delegado nomeado, Jean Gleik, a instalação da delegacia em Paranaíba beneficiará diretamente o município que poderá ser contemplado com planejamento estratégico de desenvolvimento e melhorias em infraestrutura. “É um desafio muito grande representar o conselho e mostrar que o arquiteto além de projetar edificações ele tem um papel social na sociedade”, ressaltou.