O formato do Campeonato Estadual deve mudar para a próxima edição, de 2012, segundo o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário. A proposta é que o formato fique, em parte, semelhante ao Campeonato Brasileiro.
Os 16 times formaria um grupo único e se enfrentariam, todos contra todos, em turno e returno, como no Brasileirão, que tem quatro times a mais. Os quatro mais bem colocados, em pontos, se classificariam para um quadrangular final, diferente do Brasileirão, que adotou o sistema de pontos corridos desde 2003.
No quadrangular final, os quatro classificados jogariam novamente entre si, em turno e returno. O melhor classificado seria o campeão e, juntamente com o segundo colocado, se classificaria para a Copa do Brasil do ano seguinte.
Nos últimos anos, o Campeonato é disputado da seguinte forma: são dois grupos, normalmente com oito times cada. Os times jogam, em turno único, contra todos os do grupo. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, semifinal e final.