Em uma reunião que terminou no início da madrugada desta quinta-feira, em um hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Flamengo definiu seu planejamento para a próxima temporada. Participaram do encontro a presidente Patrícia Amorim, o vice-presidente de futebol Luiz Augusto Veloso, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o supervisor Isaías Tinoco. Também foi convidado Michel Levy, que cuida das finanças do clube e que ficou responsável por elaborar o orçamento para investimentos no futebol, que serão maiores do que em 2011.
No encontro, Michel Levy passou aos demais detalhes sobre a situação envolvendo a permanência do meia Ronaldinho Gaúcho. Ele vinha tratando das negociações com a Traffic, empresa parceira do clube na contratação do apoiador, mas que não vinha pagando parte dos salários do mesmo por conta de uma insatisfação contratual – a dívida do Flamengo com o craque equivale a R$ 3 milhões. O dirigente explicou no encontro que não tem nenhuma possibilidade de Ronaldinho deixar a Gávea por conta disso e que um outro parceiro está negociando. Especula-se que seja a empresa de Marketing de Ronaldo Fenômeno. O irmão e empresário do jogador, Assis, também vem mantendo contatos com a diretoria do Flamengo.
Vanderlei Luxemburgo ficou aliviado com as informações sobre Ronaldinho Gaúcho e comemorou ainda o fato de que o goleiro Felipe e o meia Thiago Neves também ficarão na Gávea para a próxima temporada. Apesar disso, pediu aos dirigentes alguns reforços e passou uma lista com posições carentes. As prioridades são as chegadas de um lateral direito, de um zagueiro e de um atacante.
Para a lateral direita a ideia é ter uma sombra para Leonardo Moura, que caiu de produção em 2011 e apresentou algumas lesões. O fato de o jogador ter 33 anos o deixa mais vulnerável a contusões e o Flamengo quer um substituto à altura, pois o reserva imediato atualmente é Galhardo, ainda considerado uma das promessas das categorias de base flamenguista. O nome sonhado por Vanderlei Luxemburgo era o de Bruno, que se destacou pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro. Mas este atleta acabou sendo anunciado pelo Fluminense nesta quinta-feira e virou carta fora do baralho.
Na zaga, Ronaldo Angelim deixou o clube e deverá ganhar até jogo de despedida. Gustavo não agradou e deverá ser dispensado. Já Welinton, sempre em guerra com a torcida, será negociado em caso de uma boa proposta. Assim, apenas com Alex Silva e David Braz para o setor, mais um ou dois atletas serão procurados e a ideia é que um deles seja um nome de peso.
No ataque o desejo é por um jogador que chegue para disputar posição com Deivid ou até mesmo para ser titular absoluto. O sonho da diretoria é Vagner Love, mas essa é uma negociação que pode se arrastar e o clube ainda conta com a concorrência do Grêmio. O ataque foi sempre um problema para o Flamengo ao longo de 2011. Deivid nunca caiu nas graças da torcida, enquanto que Vanderlei, que não se encontra mais no clube, e Jael, contratado para o segundo semestre, jamais conseguiram se firmar entre os titulares. Esperanças das categorias de base da Gávea, Negueba e Diego Maurício também não tomaram conta da posição. O segundo, inclusive, pode ser enlvolvido em alguma outra transação.
Na reunião ficou definido ainda que o elenco vai se reapresentar no dia 3 de janeiro. Por dois dias os atletas passarão por exames médicos e no dia 5 a delegação ficará em Londrina (PR), local da pré-temporada e onde será disputado um amistoso com o Corinthians. A saída da cidade paranaense será em 20 de janeiro, véspera da estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, diante do Bonsucesso no Engenhão. O duelo servirá de ensaio para a estreia na fase preliminar da Copa Libertadores, no dia 25 de janeiro, diante do Real Potosí, na Bolívia. Depois da partida contra o Bonsucesso é possível que o Flamengo use reservas em alguns duelos do Campeonato Estadual, uma vez que a prioridade da equipe no primeiro semestre será mesmo a competição continental.