Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo e Sebrae lançam Feira do Empreendedor, com novidade tecnológica

O governo do Estado tem outra forma de participação direta na Feira, através do Banco da Gente

Tecnologia e interatividade são as grandes novidades da Feira do Empreendedor deste ano, promovida pelo Sebrae e que tem o governo do Estado como um dos patrocinadores. O governador André Puccinelli, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Luiz Cláudio Fornari, e o superintendente da entidade, Cláudio George Mendonça, fizeram hoje o lançamento da feira, que acontecerá de 22 a 25 de julho, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital.

“Temos um foco único: superar a feira anterior, que foi destaque nacional, com toda a tecnologia que mostra a pujança e o empreendedorismo de Mato Grosso do Sul”, resumiu Fornari, citando que cada uma das organizações parceiras tem comprovada competência, o que faz da feira um sucesso. “Se olharmos o governo do Estado hoje é um canteiro de obras, todo ele, sem se preocupar com críticas, com nada, a não ser o desenvolvimento”, afirmou sobre administração estadual. “Mato Grosso do Sul mostra que, com a inclusão de todos e com tecnologia essa terra pantaneira pode muito mais”.

Puccinelli disse que a participação do governo na realização de feira reafirma o compromisso com o crescimento empresarial, especialmente o de pequeno porte, que carece de suporte para ir adiante. “Todas as vezes que se tomam atitudes para empreender, o Estado tem que ser parceiro. Quem empreende deve ser amparado de forma correta. O acompanhamento e a iniciativa que o Sebrae toma é louvável, porque a mortalidade das empresas amparadas pelo Sebrae é muito menor do que a das que iniciam de forma exclusiva. Esta feira pontificará, não tenho dúvida, como a melhor em relação aos anos anteriores”, afirmou o governador.

A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria Comércio e Turismo, Tereza Cristina Dias, explica que, apoiando evento como essa feira, o governo do Estado se aproxima de nichos de mercado a que sozinho não conseguiria chegar. “Através de parcerias como essas do Sebrae, com a federação das indústrias, com a federação do comércio, e outros, nós podemos atingir uma massa maior de empreendedores, e é isso que a feira faz. O governo apoia e o Sebrae leva até a base todos os projetos, todas as oportunidades de negócios que o Estado de Mato Grosso do Sul – tanto o poder público como a área privada – tem”, ressalta a secretária.

Tereza destaca que nesse modelo de atuação, se atinge uma massa de pequenos empreendedores, que fazem a economia girar. “Uma grande empresa é sempre bem vinda, mas quando ela fecha, se perde às vezes mais de 1.000 empregos. Os pequenos negócios, diluídos na economia, com cinco ou dez empregos, faz a renda girar, e esse dinheiro fica na economia local”.

A Feira do Empreendedor 2010 terá 11 salões de negócios, abrangendo diversas áreas, e realizadas em parceria com as entidades do setor, no comércio, na indústria, no agronegócio, na tecnologia. O diretor superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça, revela que está sendo feita uma pesquisa em todos os municípios para identificar o perfil do consumidor [pequeno empreendedor potencial] e assim oferecer expositores e serviços que atendam a essa demanda. Na avaliação da secretária Tereza Cristina, isso é importante porque o empreendedor poderá direcionar seu negocio às oportunidades reais. “Pode ser, por exemplo, que onde estão surgindo grandes usinas, precise de borracharia. Ou em uma cidade, haja demanda para padarias, ou hotéis”, cita.

Outra novidade programada pelo organizadores é a interatividade. A feira se passará também em ambiente virtual, devendo alcançar 15 mil empreendedores internautas. A programação estará disponível na web em tempo real. “Antes, durante, ou depois da feira, o visitante pode estar em contato direto com os expositores, tirar dúvidas, conhecer detalhes”, explica o superintendente.

Além de expositores de diversos lugares do Brasil, estão confirmadas caravanas de empreendedores da Bolívia e do Paraguai.

Crédito

Além de patrocinar, o governo do Estado tem outra forma de participação direta na Feira, através do Banco da Gente. A instituição de microcrédito terá um estande para atender os micro e pequenos empreendedores. “Vamos oportunizar financiamento para empreendedores de pequeno porte da área urbana e também crédito para o agricultor familiar”, afirma o diretor-geral do Banco, Marcio Laabs.

Essa será á terceira vez o Banco da Gente participa da Feira do Empreendedor, conforme Laabs, sempre alcançado resultados de sucesso. “Na feira de 2008 atendeu cerca de 500 empreendedores, e este ano temos a expectativa de chegar perto de mil empreendedores”.