Veículos de Comunicação

Oportunidade

Indústria-IBGE: Produção sobe 0,6% em outubro

 A indústria manteve a tendência de recuperação iniciada em setembro e subiu 0,6% em outubro na comparação com o mês anterior, quando havia registrado expansão de 0,5%. Os dados foram divulgados na manhã de hoje pelo IBGE. 

O desempenho ocorre num momento difícil para o setor, que sofre com juros mais altos, crédito restrito e confiança dos empresários debilitada. O menor otimismo se traduziu na queda dos investimentos no terceiro trimestre e na consequente retração do PIB (de 0,5%) em relação ao segundo trimestre. 
A indústria sofre ainda com a maior concorrência de importados e sente ainda dificuldades para colocar seus produtos no mercado externo, contraído diante do baixo crescimento da economia mundial. 
Ainda assim, a indústria caminha para inverter, neste ano, a queda de 2,6% registrada em 2012. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registrou expansão de 1%. De janeiro a outubro, o crescimento ficou em 1,6%. 
Comparada com outubro de 2012, a produção industrial mostrou avanço de 0,9%, de acordo com o IBGE. 
Setores 
Pelos dados do instituto, os setores que mais cresceram de setembro para outubro foram edição e impressão (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e álcool (2,2%) e indústria extrativa (2%), seguindo a ordem de impacto geral da indústria. 
Já as quedas de destaque ficaram com veículos (-3,1%), bebidas (-5,9%) e produtos químicos (2,2%).