O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou, nesta quarta-feira (14), como será a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2010.
Segundo o texto, do diário Oficial, o exame terá duração de quatro horas e será composto por questões de formulação geral comum aos cursos de todas as áreas e um perguntas específicas para cada curso.
As questões de formulação geral irão exigir a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Além dos conteúdos universitários específicos, os estudantes terão que mostrar estar atualizados sobre diversos temas da realidade contemporânea.
Será exigida compreensão e perspectiva críticas, integradoras e vinculadas à construção de sínteses contextualizadas. Os temas das questões de formulação geral irão abordar arte, cultura, filosofia, ecologia, globalização, avanços tecnológicos, terrorismo, tecnociência, propriedade intelectual, entre outros.
Serão dez questões discursivas e oito de múltipla escolha que abordarão situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretações de textos, de imagens, de gráficos e de tabelas.
As questões discursivas irão avaliar aspectos como clareza, coesão, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Já o teste espécífico terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha envolvendo situações-problema.
Participam do Enade 2010 os estudantes do primeiro e último ano dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisoterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em agroindústria,tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão ambiental, em gestão hospitalar, em radiologia, terapia ocupacional e zootecnia.
O exame será aplicado no dia 21 de novembro, às 13h (horário de Brasília), em todo o país. O objetivo do Enade é avaliar o conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos programáticos previstos para a conclusão do curso superior.