Quem ainda não pagou a inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem até esta terça-feira (20) para fazê-lo. As inscrições terminaram no último dia 16, mas o boleto de R$ 35 pode ser pago até o fechamento dos bancos nesta tarde. Os estudantes precisam gerar um boleto no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os alunos de escolas públicas não precisam pagar a taxa. Quem estuda em colégio particular com bolsa ou comprovar ser de família de baixa renda também pode pedir a isenção. Haverá uma edição especial do Enem para presos e internos de unidades como a Fundação Casa.
O Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade neste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
Serão cobradas 45 questões de ciências da natureza (o que inclui biologia, física e química) e outras 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). A redação vai ser cobrada no domingo, dia 7, junto com outras 90 questões – sendo 45 de matemática e 45 de linguagens (literatura, interpretação de texto e língua estrangeira – inglês espanhol).
A prova começa às 13h nos dois dias, com duração máxima de quatro horas e meia em 6 de novembro (saída às 17h30) e de cinco horas e meia no dia 7 (saída às 18h30).